O quê? Pra quê? Por quê? Como?

Caro aluno, aproveite ao máximo os recursos deste espaço. Por aqui você encontrará os textos trabalhados em sala e muitos outros, além de poesias, músicas, links e imagens que se relacionam com sua preparação. Pelo "Organon (Aulas)", é possível que você organize o seu passeio por temas. Caso tenha alguma dificuldade com os textos, pesquise nos links anexados ao nosso Blog (Enciclopédia Filosófica, Wikipédia etc.). Em persistindo a questão, poste um comentário, que, se for possível, responderei. Se a resposta não vier, a gente se fala em sala... Visite sempre que possível este cafofo virtual, e contribua com sugestões quando puder...
Adiposo abraço.

sábado, 27 de setembro de 2008

Definições de Filosofia, por alguns filósofos...

ARISTÓTELES (384 a . C. - 322 a . C.) - "A admiração sempre foi, antes como agora, a causa pela qual os homens começaram a filosofar: a princípio, surpreendiam-se com as dificuldades mais comuns; depois, avançando passo a passo, tentavam explicar fenômenos maiores, como, por exemplo, as fases da lua, o curso do sol e dos astros e, finalmente, a formação do universo. Procurar uma explicação e admirar-se é reconhecer-se ignorante." (citado por Sílvio Gallo. In: Ética e Cidadania - Caminhos da Filosofia. Pág. 22)

EPI CURO (341 a . C. - 270 a . C.) - "Nunca se protele o filosofar quando se é jovem, nem o canse fazê-lo quando se é velho, pois que ninguém é jamais pouco maduro nem demasiado maduro para conquistar a saúde da alma. E quem diz que a hora de filosofar ainda não chegou ou já passou assemelha-se ao que diz que ainda não chegou ou já passou a hora de ser feliz." (op. cit. pág.22)

FRIEDRICH NIETZSCHE (1844-1900) - "...filosofia, tal como até agora a entendi e vivi, é a vida voluntária no gelo e nos cumes - a busca de tudo o que é estranho e questionável no existir, de tudo o que a moral até agora baniu." (op. cit. pág.22)

EDMUND HUSSERL (1859-1938) - "O que pretendo sob o título de filosofia, como fim e campo de minhas elaborações, sei-o naturalmente. E contudo não o sei... Qual o pensador para quem, na sua vida de filósofo, a filosofia deixou de ser um enigma?" (op. cit. pág.22)

LUDWIG WITTGENSTEIN (1889-1951) - "Qual o seu objetivo em filosofia? - Mostrar à mosca a saída do vidro." (op. cit. pág.22)

MAURICE MERLEAU-PONTY (1908-1961) - "A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo." (op. cit. pág.22) (op. cit. pág.22)

GILLES DELEUZE (1925-1996) e FÉLIX GUATTARI(1930-1993) - "A filosofia é a arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos... O filósofo é o amigo do conceito, ele é conceito em potência... Criar conceitos sempre novos é o objeto da filosofia." (op. cit. pág.22)

8 comentários:

Unknown disse...

nao entendo muito de filosofia mais eu tenho um mega trabalho pra faser entao vou me especialisar em filosofia e depois escrevo um mega texto pra todos os visitantes beijinhos pra vcs ate a proxcima!

JT disse...

Convém primeiro aprenderes a escrever...

Unknown disse...

Verdade

Unknown disse...

Creio que primeiro deveríamos nos libertar de preconceitos.

Unknown disse...

Kkkk

Unknown disse...

No diálogo o que vale não é necessariamente a escrita ou o fala correta, mas o entendimento. E, de fato, a filosofia é um maravilhoso fenômeno espantoso

Unknown disse...

kkkkkk

Defalt45 disse...

quais os nomes dos livros??? é que em alguns tem apenas as paginas